segunda-feira, 28 de setembro de 2015


Sábado de Animação Pedagógica
1ª sessão - dia 24 de outubro de 2015 - das 10h às 13h
Colégio do Vale
Avenida de Vale Bem n.º 24 Marisol 2820 Almada
 
10h - PLENÁRIO - Comissão do Núcleo Regional Seixal/Almada
1 - Plano de Ação 2015/2016; 2 - Sessões dos Sábados Pedagógicos; 3 - Levantamento das necessidades e eventuais modalidades formativas de acordo com o número de interessados e respetivas inscrições: 4 - “O MODELO PEDAGÓGICO DO MEM”.
 
 
11h - RELATOS DE PRÁTICAS - CRECHE
VIVÊNCIAS SIGNIFICATIVAS, NA CRECHE, COM ARTE E CULTURA - Ana Isabel Carrilho e Teresa Matos
O trabalho pedagógico que será apresentado foi desenvolvido ao longo do ano letivo 2014/15 pela equipa da Creche (5 salas) em articulação com as crianças e a equipa do Jardim de Infância do Colégio do Vale, no âmbito da Educação Pela Arte. A comunicação resulta de momentos de reflexão, partilha de ideias e saberes, de experimentação e de uma contínua formação profissional em busca de uma construção, cada vez mais sustentada, coerente e contextualizada no modelo do MEM, em Creche.
Pretendemos partilhar e refletir, com os presentes, algumas das situações mais significativas que vivenciámos, tais como: organização do espaço e do tempo, trabalho cooperado inter-salas, atividades culturais, alguns instrumentos organizativos, trabalho com as famílias, a importância do trabalho de equipa e, claro, a importância do brincar, descobrir e aprender em Creche.
 
11h - RELATOS DE PRÁTICAS - PRE-ESCOLAR -
LANÇAR REDES NUM MAR REVOLTO: UMA PRÁTICA DE TRABALHO COM FAMÍLIAS - Manuela Matos
Esta comunicação apresenta o percurso realizado com as famílias de um grupo de crianças de um jardim-de-infância integrado num território TEIP, documentando diferentes modalidades e estratégias de envolvimento das famílias no contexto educativo. Utilizando o modelo pedagógico do MEM, foi objetivo da equipa incentivar e apoiar práticas de autonomia e participação das famílias na sala, igualando, dentro do possível, alguns dos princípios defendidos pelo modelo.
Como o título indica lançar redes num mar revolto não é uma viagem calma nem destituída de percalços e sustos de navegação. O roteiro apresentado pretende ser um ponto de partida para uma reflexão sobre a relação escola família e alguns dos desafios que se colocam aos profissionais em contextos marcados pela complexidade e diversidade de práticas e modos de ser criança e família.
 
 
11h - RELATOS DE PRÁTICAS - 1º CEB 
VIVER O NASCER DA ESCRITA - Margarida Santos
Nem letras nem palavras” dizia Vigotsky há mais de meio século. Nesse sentido, deixou algumas recomendações. Entre elas escreveu:
“… é necessário que as letras se convertam em elementos da vida das criança tal como o é a linguagem. Do mesmo modo que as crianças aprendem a falar, deveriam aprender a ler e a escrever”.in Escola e alfabetização, uma perspetiva didática, Marta Braslavsky.
Neste sentido a apresentação mostra a forma como no MEM  se aborda a iniciação à escrita, de uma forma global, implicando estratégias, atividades e recursos, em sala de aula.       
 
 
 

Sem comentários: