quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Sabado - dia 29 de outubro 2011

Sábado – dia 29 de outubro 2011 - das 10h às 13h
NÚCLEO REGIONAL DO MEM SEIXAL / ALMADA
Sábado Pedagógico e Curso de Análise Evolutiva do modelo Pedagógico do MEM I

Local: Escola Básica Integrada José Cardoso Pires - COSTA DA CAPARICA
Agrupamento de escolas da Costa da Caparica - http://www.avecc.pt/) (Frente ao Parque de campismo da Orbitur)

Plenário - Pre-escolar, 1º CEB, Disciplinas

O Diário de Turma e o Conselho de Cooperação …e o Modelo Pedagógico do MEM – Carla Alves

Neste plenário pretende-se dar a conhecer o Diário de Turma e o Conselho de Cooperação no Movimento da Escola Moderna: quais as suas origens, particularidades e o seu papel no seio de um grupo/turma em contexto escolar.
Também iremos partilhar algumas reflexões e questões sobre a apropriação do Diário e a
vivência em Conselho.

Debate reflexivo /relato de práticas – Pre-escolar, 1º CEB, Disciplinas

"Vou escrever no Diário... e na sexta vamos conversar!" Paula Cunha – Pré-escolar

O diário de turma é o motor do grupo, de toda a vida passada na sala e fora dela: tudo fica escrito e tudo é lembrado. Como é que o grupo se apropriou do Diário? Que diferença fez existirem crianças que já estavam familiarizadas com o Diário e outras que não estavam? Importa referir que, do ano passado para este, aconteceu na instituição onde trabalho uma mudança muito significativa: passámos de grupos homogéneos para grupos heterogéneos quanto às idades. Esta situação fez com que, tanto para mim como para o grupo, o diário, as reuniões de 6ª feira, fossem vividas de outro modo. Tudo foi diferente, as interacções, a escrita ... É esta vivência que pretendo partilhar na comunicação: os ganhos obtidos e as diferenças que encontro entre a situação anterior e a actual.

O Conselho e o desenvolvimento socio-moral dos alunos - Marta Louseiro - 1º CEB

Esta comunicação surgiu na sequência de um projecto de investigação-acção, em que me propus recolher as falas dos alunos nos Conselhos e, através delas, analisar o desenvolvimento socio-moral do grupo. É a partir de excertos dessas falas que pretendo, através da comunicação, reflectir convosco acerca do papel do professor e da importância do Conselho para o desenvolvimento dos alunos.

Sem comentários: