terça-feira, 22 de março de 2016

Perspetivas Sócio Culturais no trabalho educativo do MEM
e
Ciências no Pré-Escolar e no 1º CEB
 Sábado dia 9 de abril de 2016
no
Colégio do Vale
 

Sábado de Animação Pedagógica – dia 9 de abril  - Colégio do Vale – 10h às 13h
Núcleo Seixal/Almada
 PLENÁRIO - Perspetivas Sócio Culturais no trabalho educativo do MEM - Assunção Folque - Lisboa
 
RELATOS DE PRÁTICAS - PRÉ-ESCOLAR - Das atividades experimentais, aos projetos - Manuela Guedes – Lisboa
Esta comunicação pretende ser o relato sobre o tempo da construção comparticipada de conceitos do domínio das ciências experimentais numa sala de pré escolar e a sua ligação com os projetos.
Pretende-se abordar, por um lado, a organização e a dinamização destes momentos comuns, as dúvidas que suscitam e a sua ligação com o tempo de projetos em pequenos grupos. Será que é importante trabalhar as questões das ciências em idades tão precoces? Será que poderemos chamar ciências experimentais ao que fazemos no jardim de infância?
Estas e outras questões que me têm vindo a inquietar, serão abordadas nesta comunicação.
RELATOS DE PRÁTICAS – 1º CEB  - Um percurso pelas atividades práticas em Ciências - Sofia Cruchinho – 1º CEB
Iniciei, com um grupo de 2.º ano, um trabalho de descoberta e de construção de conhecimentos sobre o Ciclo da Água. Para isso, foram realizadas três atividades práticas diferentes a partir da necessidade de se obterem respostas às questões que iam surgindo. Assim, estas atividades acabaram por ser desencadeadas, não como uma proposta da professora, mas decorrentes dos interesses e da mobilização das crianças para a compreensão dos fenómenos em causa.
Tudo começou com uma curiosidade simples sobre um casaco que precisava de secar. A partir daí, desencadeou-se um diálogo entre os alunos, mediado pela professora, que levou ao desenvolvimento de várias atividades, nas diferentes áreas do currículo e à clarificação da questão de investigação: "como é que a roupa seca mais rapidamente na varanda?"
Através de entrevistas a mães, dobragens de lençóis e de panos, passando pela observação de
azulejos de casas de banho e até de tejadilhos de carros, chegámos à conclusão de que a Ciência faz parte das nossas vidas!

Sem comentários: