sexta-feira, 6 de março de 2015


6ª sessão - dia 14 de março de 2015 - das 10h às 13h
COLÉGIO DO VALE
Avenida de Vale Bem n.º 24 Marisol 2820 Almada
Destinatários: Educadores de Infância, Professores, Auxiliares de Educação, Estudantes de Formação Inicial, Psicólogos,…
Contamos com a vossa presença. Serão passados certificados de participação.
PLENARIO
Diferenciação pedagógica: a proposta de sintaxe do Movimento da Escola Moderna”- Pascal Paulus - Lisboa
Proponho situar a sintaxe desenvolvida pelo Movimento da Escola Moderna no âmbito de uma gramática comparada da escolarização.
Tem como característica específica acolher a diferença e promover a inclusão. Inscrita no paradigma pedagógico da comunicação, a sua abordagem dialógica torna a transposição didática desnecessária.

RELATO DE PRATICAS - PRE ESCOLAR
 “A sala 6” -  Aissa Dias - Lisboa
Um testemunho sobre a prática pedagógica de uma educadora de infância que voltou a repensar e a trabalhar com um grupo de crianças com 3, 4 e 5 anos. Os desafios e as mudanças para que o trabalho diferenciado de aprendizagem seja único, ajustável ao grupo e principalmente a cada criança.

RELATO DE PRATICAS - 1º CEB

“Uma pequena história” - Pascal Paulus - Lisboa
Proponho um testemunho centrado sobre o 1º Ciclo, através do percurso de uma criança, hoje jovem adulto, que passou 3 anos numa turma onde procurei desenvolver o currículo da turma baseada em interações dialógicas. Termino com uma proposta isomórfica para a formação contínua de educadoras e professores do ensino básico.






 
 
 



 


 
 


Sem comentários: