sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

5ª sessão - dia 21 de fevereiro de 2015 - das 10h às 13h
COLÉGIO DO VALE
Avenida de Vale Bem n.º 24 Marisol 2820 Almada


              “A Educação em Ciência na Formação Básica dos Jovens: por quê e como”                         Manuela Jorge - Vila Real 
Releva-se desde logo a importância do ensino-aprendizagem das ciências no desenvolvimento pessoal e social dos jovens, do Jardim de Infância ao final da escolaridade obrigatória.
Seguidamente será feita uma breve referência à evolução ocorrida nas metodologias de ensino das ciências e das aprendizagens que promovem. De modo a melhor se compreender o surgimento e linhas de força da Perspectiva de Ensino por Pesquisa(EPP),   considerada por muitos autores como a que melhor serve as Finalidades hoje atribuídas à Educação em Ciência. E, também, como avançar no desafio de a pôr em prática.

Ciências Experimentais: Descobrir para Aprender
Manuela Guedes - Lisboa 
Esta comunicação pretende ser um relato de como organizo e desenvolvo com o meu grupo de crianças as atividades experimentais na sala.
Irá ser abordado o espaço, os materiais, o tempo, como acontecem as propostas e sua exequibilidade, etc.

O Ensino Experimental das Ciências: de experiências avulsas à Educação em Ciência” 
Manuela Jorge - Vila Real
Retoma-se a Perspectiva de Ensino por Pesquisa que, na medida do possível, se procurou explicitar e fundamentar.
Focam-se agora as Actividades de Desenvolvimento e a Interacção que elas implicam. O que se designa por Trabalho Experimental é uma pedra basilar do ensino-aprendizagem das ciências. Aborda-se, então, o ensino experimental das ciências e diferentes tipos de experiências, conforme o seu fundamento epistemológico, o envolvimento dos alunos e o seu potencial educacional.
O debate será feito em torno da comunicação apresentada pela Olga Alves (1º CEB) no 36º Congresso do MEM em 2014, exemplificando um caso de Ensino Experimental das Ciências vivenciado na sua sala de aula.

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