terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Próximo Sábado Pedagógico 
Curso de Análise Evolutiva do Modelo do MEM
31 de janeiro de 2015 das 10h às 13h
A Escrita no Pré-escolar e no 1º CEB 
e o Modelo do MEM
Encontro INTER-REGIONAL - Seixal/Almada e Setúbal
No Colégio do Vale
“O Mundo da Escrita e o Modelo do MEM – Partilhas de Vivências no Pré-escolar e no 1.º CEB”
Adelaide Vala e Clara Felgueiras - Lisboa
Estamos numa sociedade em que a linguagem escrita assumiu um papel determinante uma vez que o acesso à informação é uma fonte de poder.
Antes de frequentarem a escola, todas as crianças se confrontaram com a linguagem escrita no meio onde vivem e a partir dessas interações, elaboram conceptualizações sobre a escrita.
Como pode a escola mediar a aprendizagem da linguagem escrita, promovendo contextos e situações que levem a criança a refletir e construir conceitos? É o que pretendemos partilhar no plenário.

“A linguagem escrita - no Pré-escolar” - Adelaide Vala - Lisboa
A escrita e a leitura fazem parte do quotidiano familiar e social de muitas crianças, permitindo-lhes refletir para que serve ler e escrever e levando-as à descoberta da escrita.
Vivendo num meio em que contactam com a linguagem escrita, as crianças, desde muito pequenas, por volta dos 3 anos, sabem distinguir escrita do desenho. Por tudo isto, todas as crianças deverão ter experiências significativas na abordagem à linguagem escrita na educação pré-escolar. Esta é a partilha de algumas atividades realizadas numa sala de pré-escolar que conduzem as crianças a descobertas e aprendizagens relacionadas com a linguagem escrita.

“A aprendizagem da escrita - e da leitura”- Joana Silva e Clara Felgueiras - Lisboa
Leciono numa escola que trabalha com o modelo pedagógico do MEM. Assim sendo, a aprendizagem da escrita e da leitura faz-se através do processo interativo.
Este processo consiste num conjunto de estratégias que tem como ponto de partida o texto oral, passado a escrito com a ajuda do adulto, e que através de estratégias interativas vão sendo feitas progressivamente análises e síntese das palavras. A par disso, amplia-se vocabulário, trabalha-se a gramática e faz-se análise da estrutura do texto.

Sem comentários: