sábado, 18 de outubro de 2014

2ª sessão - dia 25 de outubro de 2014 - das 10h às 13h
COLÉGIO DO VALE
Avenida de Vale Bem n.º 24 Marisol 2820 Almada

“ OS GRUPOS COOPERATIVOS E O MODELO DO MEM, APRENDEMOS MAIS E MELHOR JUNTOS ”
 Ana Abrantes – Núcleo Lisboa
Os grupos cooperativos têm sempre assumido um papel central na formação do Movimento da Escola Moderna.
Estes grupos de autoformação cooperada têm sido o motor de alteração das práticas dos  educadores/professores do MEM e consequentemente, do seu desenvolvimento profissional.
 Num momento de tanto descrédito na profissão de professor urge encarar estes grupos como o modo de encontrar o espaço para continuar a evoluir, a crescer, como pessoa, como profissional . . . Tal como defendemos com os nossos alunos, acreditamos que crescemos e aprendemos mais e melhor . . . juntos!

“O TEMPO DE CONSTRUÇÃO COMPARTICIPADA DE CONCEITOS - PONTO DE PARTIDA E DE CHEGADA”
Paula Cunha – Núcleo Lisboa
 Na matriz de organização do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna, no Jardim de Infância, existem vários momentos ao longo do dia, todos eles importantes e todos eles imprescindíveis.
Com esta comunicação sobre o tempo comparticipado para a construção de conceitos pretendo partilhar a minha prática pedagógica, mostrando que estes momentos se ligam, se relacionam e se alimentam uns aos outros.
Pretendo relatar como partimos de um projeto de investigação, de uma comunicação e de um tempo de animação cultural para trabalhar a construção comparticipada de conceitos.
Mostrarei como um projeto de estudo sobre abelhas deu origem a um trabalho de matemática, como uma lista de palavras deu origem a uma história, como uma comunicação de um texto levou a um trabalho sobre os números, ou ainda como uma saída ao exterior levou a uma reflexão sobre arte.

“O ISOMORFISMO NO TRABALHO DE UM GRUPO COOPERATIVO”
Ana Abrantes, Clara Felgueiras, Clélia Ferreira,  Diana Resende e Joana Sousa - Núcleo Lisboa
 Acreditamos que para vivenciar o valor da cooperação é essencial fazer parte de um grupo cooperativo.
Assim formámos, já há dois anos, um grupo que tem desenvolvido o seu trabalho em torno do aprofundamento do modelo pedagógico do MEM, de um modo partilhado.
Após um balanço do trabalho do grupo num primeiro ano, que partiu de uma comunicação no 35.º Congresso do MEM,
redefinimos o caminho como grupo cooperativo, tendo em vista o isomorfismo pedagógico.
Pretendemos então dar a conhecer o modo como nos organizámos, os registos utilizados e as dinâmicas estabelecidas. Salientaremos, os momentos de Trabalho em Projeto e de Conselho de Cooperação; o de uso de instrumentos, tais como, o Plano Individual de Trabalho, o Plano de Projeto e o Diário de Grupo.

1 comentário:

Inês Vitorino disse...

Boa tarde, gostaria de saber se, enquanto estudante do mestrado em educação pré-escolar, posso assistir aos sábados pedagógicos, dinamizados no Colégio do Vale?