SABADO INTER REGIONAL - SEIXAL/ALMADA e SETÚBAL
Dia 25 de janeiro de 2014 - das 10h às 13h
Sábado Pedagógico e Curso de Análise Evolutiva do Modelo Pedagógico do MEM
Escola Básica Integrada com Pré-escolar - Luísa Todi
Rua Adriano Correia de Oliveira, 2910-373
Sábado Pedagógico e Curso de Análise Evolutiva do Modelo Pedagógico do MEM
Escola Básica Integrada com Pré-escolar - Luísa Todi
Rua Adriano Correia de Oliveira, 2910-373
SETÚBAL Contacto: 265 790 300
Das 10h às 11h - O Conselho de Cooperação Educativa
Adelaide Vala e Ana Abrantes - Lisboa
11h 30 – 13h
- Relatos de Práticas - Educação Pré-escolar
O Conselho
de Cooperação Educativa: práticas democráticas em jardim de infância
É em Conselho de Turma que as crianças planeiam,
regulam, acompanham e gerem as suas aprendizagens.
Nesta comunicação procura-se olhar para esse
momento de particular importância na construção de rotinas, atividades e
aprendizagens de um grupo, de partilha dessas aprendizagens e da sua regulação
moral.
Durante o ano, com este grupo de crianças, o
Conselho foi o ponto de partida para a construção de cidadania. Foram momentos
de diálogo, discussões, partilhas, consensos e negociações que conduziram à
construção de um sentido de pertença ao grupo.
Adelaide Vala (Lisboa)
Relatos de
Práticas - 1º Ciclo
11h 30 – 13h
- Vários olhares sobre o Conselho de Cooperação Educativa
O Conselho de Cooperação Educativa sempre foi um
dos momentos sobre os quais mais refleti ao longo do ano, acima de tudo por
considerá-lo o "motor" de todo o trabalho desenvolvido com os alunos.
Assim, foi o facto de olhar com regularidade o que se ia passando no Conselho
que me permitiu ir repensando tudo o que fazia e fazer as alterações
necessárias ao bom funcionamento do mesmo.
Pretendo com esta comunicação, não só refletir
sobre os vários momentos do Conselho, mas também sobre o verdadeiro sentido do
mesmo, quer através da voz dos meus alunos, quer através de contributos
teóricos, nomeadamente os de Filomena Serralha.
Ana Abrantes (Lisboa
Sem comentários:
Enviar um comentário