domingo, 13 de outubro de 2013


NÚCLEO REGIONAL DO MEM SEIXAL / ALMADA
Sábado de Animação Pedagógica e Curso de Análise Evolutiva do Modelo Pedagógico do MEM
2ª sessão - dia 19 de outubro de 2013 - das 10h às 13 h
Colégio do Vale
Avenida de Vale Bem n.º 24 Marisol 2820 Almada

PLENARIO
O Modelo do MEM no Pré-escolar e no 1º CEB
Ana Sofia Silva, Iris Neves e Luís Mestre - Lisboa
*
RELATO DE PRATICAS  - PRE ESCOLAR
A correspondência escolar como impulsionadora do trabalho curricular comparticipado”
 Ana Sofia Silva e Iris Neves - Lisboa
“Olá meninos da sala…” Assim começavam as cartas que ao longo deste ano letivo “preencheram” alguns momentos da vida de duas salas de jardim de infância e que permitiram dinamizar momentos do tempo curricular comparticipado no âmbito da escrita e da matemática.
Por considerarmos importante a troca de correspondência e por estarmos conscientes das potencialidades deste circuito de comunicação, procuraremos dar a conhecer a dinâmica de algumas atividades desenvolvidas com os nossos grupos de crianças e que tantas e tão gratificantes aprendizagens e vivências possibilitaram.
Entendemos a correspondência escolar como um dos circuitos de comunicação que permite a construção e a partilha de obras que “produzem e sustentam a solidariedade do grupo, ajudam a criar uma comunidade e criam formas participadas e negociadas de pensar em equipa” (Niza, 2001, p.3).


RELATO DE PRATICAS - 1º CEB
“O Tempo de Estudo Autónomo e o Trabalho de Projeto numa turma de
1.º ano de escolaridade” -
Luís Mestre - Lisboa
Nesta comunicação proponho apresentar o percurso realizado por uma turma de 1.º ano no Tempo de Estudo Autónomo (TEA) e no Tempo de Trabalho de Projetos.
Sobre o TEA, darei conta, quer dos diferentes instrumentos de pilotagem, quer do modo como funcionaram as parcerias e a consequente regulação do percurso individual de cada um.
Relativamente ao Trabalho de Projeto, refletirei sobre os momentos de planeamento e de avaliação
conjunta, sobre os instrumentos que sustentaram a melhoria dos processos de trabalho e consequentes produtos das comunicações.
Apresentarei alguns vídeos dos diferentes momentos de trabalho, que permitirão compreender a autonomia, a responsabilidade e a cooperação
desenvolvidas pelos alunos.
 

 
 

Sem comentários: