NÚCLEO REGIONAL DO MEM SEIXAL / ALMADA
Sábado
de Animação Pedagógica e Curso de Análise Evolutiva do Modelo Pedagógico do MEM
2ª sessão - dia 19
de outubro de 2013 - das 10h às 13 h
Colégio
do Vale
Avenida
de Vale Bem n.º 24 Marisol 2820 Almada
PLENARIO
O Modelo do MEM no Pré-escolar e no 1º CEB
Ana Sofia Silva, Iris
Neves e Luís Mestre - Lisboa
RELATO DE PRATICAS - PRE ESCOLAR
A correspondência escolar como
impulsionadora do trabalho curricular comparticipado”
Ana Sofia Silva e Iris Neves - Lisboa
“Olá meninos da sala…” Assim começavam as cartas que ao longo
deste ano letivo “preencheram” alguns momentos da vida de duas salas de jardim
de infância e que permitiram dinamizar momentos do tempo curricular
comparticipado no âmbito da escrita e da matemática.
Por considerarmos importante a troca de correspondência e por
estarmos conscientes das potencialidades deste circuito de comunicação,
procuraremos dar a conhecer a dinâmica de algumas atividades desenvolvidas com
os nossos grupos de crianças e que tantas e tão gratificantes aprendizagens e
vivências possibilitaram.
Entendemos a correspondência escolar como um dos circuitos de
comunicação que permite a construção e a partilha de obras que “produzem e
sustentam a solidariedade do grupo, ajudam a criar uma comunidade e criam
formas participadas e negociadas de pensar em equipa” (Niza, 2001, p.3).
RELATO DE PRATICAS - 1º CEB
“O Tempo de Estudo Autónomo e o
Trabalho de Projeto numa turma de
1.º ano de escolaridade” - Luís Mestre - Lisboa
1.º ano de escolaridade” - Luís Mestre - Lisboa
Nesta comunicação proponho apresentar o percurso realizado por uma turma
de 1.º ano no Tempo
de Estudo Autónomo (TEA) e no Tempo de Trabalho
de Projetos.
Sobre o TEA, darei conta, quer dos diferentes instrumentos de pilotagem,
quer do modo como funcionaram as parcerias e a consequente regulação do
percurso individual de cada um.
Relativamente ao Trabalho de Projeto, refletirei sobre os momentos de
planeamento e de avaliação
conjunta, sobre os instrumentos que sustentaram a melhoria dos processos de trabalho e consequentes produtos das comunicações.
conjunta, sobre os instrumentos que sustentaram a melhoria dos processos de trabalho e consequentes produtos das comunicações.
Apresentarei alguns vídeos dos diferentes momentos de trabalho, que
permitirão compreender a autonomia, a responsabilidade e a cooperação
desenvolvidas pelos alunos.
desenvolvidas pelos alunos.
Sem comentários:
Enviar um comentário