domingo, 6 de janeiro de 2013


SÁBADO INTER REGIONAL
NÚCLEO REGIONAL SEIXAL/ALMADA + NÚCLEO REGIONAL de SETÚBAL
3ª sessão - dia 19 de janeiro de 2013 - das 10h às 13h
Escola Secundária Fernão Mendes Pinto
Escola Secundária Fernão Mendes Pinto -  Rua Luís Serrão Pimentel
 2804-527 Almada - Tel: 212 738 230
(PRAGAL – Em frente à Junta de Freguesia do Pragal)
 
PLENÁRIO
De onde vem a política dos resultados escolares e como enfrentá-la
SERGIO NIZA
 
RELATO DE PRATICAS - PRE ESCOLAR
Aprendizagem da leitura e da escrita em duas salas de salas de pré-escolar – partilha de práticas
ANA CARRILHO e CARLA ALVES
A presente comunicação reflete a prática ao nível da aprendizagem da leitura e da escrita em duas salas de salas de pré-escolar.
Escrevem-se mensagens e textos, procuram-se palavras ou “bocados” de palavras”, descobrem-se sons, semelhanças, palavras que rimam ou que iniciam com a mesma letra e… a escrita invade as paredes da sala…
Acreditamos que, desde muito cedo, as crianças começam a construir conceções acerca da linguagem escrita e da leitura muito antes do ensino formal e dessa forma é importante delinear estratégias e planificar atividades pedagógicas potencializadoras do desenvolvimento destas conceções, desde a valorização de tentativas de leitura e escrita, a práticas de utilização funcional das mesmas.

RELATO DE PRATICAS - 1º CEB
Iniciação e desenvolvimento da escrita
INÁCIA SANTANA
Com esta comunicação pretende-se apresentar uma prática de iniciação formal à escrita por crianças do 1º ano de escolaridade, numa abordagem discursiva e interativa, no quadro da perspetiva sociocultural do Movimento da Escola Moderna.




Sem comentários: