SÁBADO
INTER REGIONAL
NÚCLEO
REGIONAL SEIXAL/ALMADA + NÚCLEO REGIONAL de SETÚBAL
3ª sessão - dia 19 de janeiro de 2013 - das 10h às 13h
Escola Secundária Fernão Mendes Pinto
Escola
Secundária Fernão Mendes Pinto - Rua
Luís Serrão Pimentel
2804-527 Almada - Tel: 212 738 230
(PRAGAL – Em
frente à Junta de Freguesia do Pragal)
PLENÁRIO
De onde vem a política dos resultados escolares e
como enfrentá-la
SERGIO NIZA
RELATO DE PRATICAS - PRE ESCOLAR
Aprendizagem
da leitura e da escrita em duas salas de salas de pré-escolar – partilha de
práticas
ANA CARRILHO e CARLA ALVES
A presente comunicação reflete a prática ao nível
da aprendizagem da leitura e da escrita em duas salas de salas de pré-escolar.
Escrevem-se mensagens e textos, procuram-se
palavras ou “bocados” de palavras”, descobrem-se sons, semelhanças, palavras
que rimam ou que iniciam com a mesma letra e… a escrita invade as paredes da
sala…
Acreditamos que, desde muito cedo, as crianças começam
a construir conceções acerca da linguagem escrita e da leitura muito antes do
ensino formal e dessa forma é importante delinear estratégias e planificar
atividades pedagógicas potencializadoras do desenvolvimento destas conceções,
desde a valorização de tentativas de leitura e escrita, a práticas de
utilização funcional das mesmas.
RELATO DE PRATICAS - 1º CEB
Iniciação e desenvolvimento da escrita
INÁCIA SANTANA
Com esta comunicação pretende-se apresentar uma prática de iniciação
formal à escrita por crianças do 1º ano de escolaridade, numa abordagem
discursiva e interativa, no quadro da perspetiva sociocultural do Movimento da
Escola Moderna.
Sem comentários:
Enviar um comentário