quinta-feira, 12 de abril de 2012


JORNADA
sábado – dia 21 de abril 2012
6ª sessão - manhã das 10h às 13h + tarde - 7ª sessão- 14h às 18h
COLEGIO DO VALE – Avenida Vale Bem – Marisol -www.colegiodovale.pt

6ª sessão- das 10h às 13h – manhã

PLENÁRIO
– Pre Escolar; 1º CEB e 2º CEB – INICIAÇÃO À ESCRITA NO 1º ANO DE ESCOLARIDADE
INACIA SANTANA
Apresentar-se-ão aspetos da aprendizagem da
linguagem escrita no 1º ano de escolaridade segundo uma abordagem discursiva e
interativa, de acordo com o Modelo do Movimento da Escola Moderna.

PRE ESCOLAR – MODELO DO MEM no Pré-escolar – Crescer em cooperação
MANUELA GUEDES
Esta comunicação pretende desocultar e explicitar a sintaxe do modelo da escola moderna revelando como ela acontece no pré-escolar.
Como se desenrola o modelo no pré-escolar, em todas as suas dimensões: o Conselho, os projetos, o trabalho curricular comparticipado pelo grupo, os circuitos de comunicação. Chamo-lhe Crescer em cooperação porque pretendo evidenciar, a organização cooperada como alavanca do crescimento do meu grupo de crianças.


CEB / 2º CEB -DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA
INACIA SANTANA, MARGARIDA SANTOS, JOAQUIM SARMENTO
O aperfeiçoamento de texto, ou revisão coletiva de textos dos alunos, é a estratégia privilegiada de trabalho na Língua, no MEM, por permitir uma abordagem das várias componentes da Língua de forma integrada e sua apropriação pelas crianças e adolescentes, de modo a reutilizá-la na sua
própria escrita. Serão apresentados alguns exemplos práticos e sua fundamentação.

ALMOÇO PARTILHADO
Das 13h às 14h (tragam docinhos, salgadinhos, sumos…e boa disposição para o convívio e
partilha)

7ª sessão- 14h às 18h - tarde

PLENÁRIO – Pre Escolar; 1º CEB e 2º CEB
- PROJETOS a sua
centralidade na pedagogia do Movimento da Escola Moderna Portuguesa.
AMERICO PEÇAS
Quando um conceito começa a ser demasiado lacto, banaliza-se e diminui irremediavelmente o seu sentido mais relevante. A Escola apropriou-se do “projeto” mas, raras vezes, assume a integridade radical que o sustenta. Reflectir sobre a dimensão política do “projeto” é fundamental para compreendermos a sua centralidade na pedagogia do Movimento da Escola Moderna Portuguesa.

PRE ESCOLAR – PROJETO “CONSTELAÇÕES” - Descobrir o MEM com as estrelas…
ANABELA NORTE e MONICA BASTOS
Como tantos outros projetos realizados em jardim-de-infância, também este surgiu de
uma conversa em conselho. Dos aniversários aos signos, dos signos às constelações, as questões colocadas desencadearam um projeto que veio a ser realizado por um pequeno grupo de crianças.

1º CEB /2º CEB – “Contar histórias”…Desenvolvimento de estratégias para
a promoção da leitura”
MARGARIDA SANTOS
Muitas questões se podem levantar à volta do tema : Que livro escolher? Onde o vamos
ler? Como o abordar? Quem o desenvolve? Que contributo dão?
Assim na tentativa de dar respostas diversificadas, criativas e desafiadoras, surgem
projetos em vários contextos . O fim está à vista, como nos diz a professora Encarnação Silva, ajuda as crianças a serem capazes de criar mundos com a palavra e pela palavra, percebendo assim o poder criador da língua.

Sem comentários: