SÁBADO PEDAGÓGICO e CURSO DE ANÁLISE EVOLUTIVA DO MEM
INTERREGIONAL dos Núcleos SEIXAL/ALMADA e SETUBAL
Dia 14 de
janeiro 2017 - das 10h às 13h (3 horas)
COLÉGIO DO VALE
PLENÁRIO
Escrever para
evoluir na profissão - Inove Niza – Núcleo Lisboa
"Quando a escrita é
tratada em toda a sua plenitude, implica ética, sentido do risco e de
responsabilidade" (Brandt, 2015). Pretende-se dar conta de passos
significativos de um projeto de formação de professores que decorre, desde há
três anos, no Movimento da Escola Moderna.
Em trabalho presencial e
em frequência online, escreve-se acerca da própria escrita, da escrita de
outros (escritores reconhecidos, crianças, adolescentes). Escreve-se sobre o
acontecido e a acontecer no quotidiano pedagógico, dúvidas, dificuldades,
sucessos. De que escrita se trata? Profissional, pessoal, acontecida porque o
outro, o par, está lá para me ler com indulgência? É uma escrita que vem da
oralidade, uma escrita própria da interação, é escrita? E que escrita se
desencadeia com os alunos? Esta? Ou escrita escolar? O que as caracteriza? Como
interagem esses fluxos de escrita dos jovens e dos professores para fazer
evoluir a profissão?
niza.ivone@gmail.com
RELATO DE
PRATICAS – Pré- Escolar
A escrita no
jardim de infância - Carla Martins e Dulce Correia – Núcleo Algarve
Somos duas educadoras que
têm o privilégio de desempenhar funções em contextos distintos : o litoral e o
barrocal algarvio. Com esta comunicação pretendemos abordar os diversos
momentos em que a escrita é explorada no jardim de infância. Estes momentos são
explorados entre crianças pertencentes a grupos heterogéneos, através da
partilha de saberes, da livre expressão, da interajuda, de circuitos de
comunicação e da cooperação.
Em suma, pretendemos dar
a conhecer como abordamos a escrita de acordo com os princípios do Movimento da
Escola Moderna, a forma como é transversal às restantes áreas, envolvendo as
crianças, as educadoras e a comunidade através de trabalhos de projeto.
Nesta comunicação
apresentaremos o modo como trabalhamos a escrita nas suas diferentes dimensões
no âmbito da sintaxe do modelo, evidenciando o papel do educador.
cmarinamar@gmail.com;dulcemcorreia@gmail.com
RELATO DE
PRATICAS – 1º CEB
Processo
Interativo de Iniciação à Escrita/Leitura –
Carmen Assunção - Núcleo Setúbal
O trabalho que vou
apresentar decorreu numa turma de 1º ano, com 21 alunos, numa escola de Setúbal
e vou partilhar o processo que foi desenvolvido na iniciação formal à
escrita/leitura.
Assumimos uma
abordagem formal, sistemática e interativa, procurando respeitar os ritmos, as
individualidades, o desenvolvimento, os conhecimentos, as capacidades de cada
um. E o maior desafio foi fazer com que todas as crianças acedessem ao
conhecimento, tendo em conta as suas diferenças. Assim sendo, o processo é
muito importante e não pode ficar resumido a uma resposta de caráter didático e
metodológico.
Pretendo partilhar a
forma como o modelo do MEM e a sua sintaxe foi implementada nesta turma, como é
que fui interagindo com as crianças e estas com os seus pares e como é que as
interações deram lugar ao desenvolvimento de competências de escrita e leitura.
mita1858@gmail.com
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