Sábado
de Animação Pedagógica
1ª sessão - dia 24
de outubro de 2015 - das 10h às 13h
Colégio
do Vale
Avenida
de Vale Bem n.º 24 Marisol 2820 Almada
10h - PLENÁRIO - Comissão do Núcleo Regional Seixal/Almada
1 - Plano de Ação 2015/2016; 2 - Sessões dos Sábados Pedagógicos; 3 - Levantamento das necessidades e eventuais modalidades
formativas de acordo com o número de interessados e respetivas inscrições: 4 - “O MODELO PEDAGÓGICO DO MEM”.
11h - RELATOS DE PRÁTICAS - CRECHE
VIVÊNCIAS
SIGNIFICATIVAS, NA CRECHE, COM ARTE E CULTURA - Ana
Isabel Carrilho e Teresa
Matos
O trabalho pedagógico que será apresentado foi desenvolvido ao longo
do ano letivo 2014/15 pela equipa da Creche (5 salas) em articulação com as crianças
e a equipa do Jardim de Infância do Colégio do Vale, no âmbito da Educação Pela
Arte. A comunicação resulta de momentos de reflexão, partilha de ideias e
saberes, de experimentação e de uma contínua formação profissional em busca de
uma construção, cada vez mais sustentada, coerente e contextualizada no modelo
do MEM, em Creche.
Pretendemos partilhar e refletir, com os presentes,
algumas das situações mais significativas que vivenciámos, tais como:
organização do espaço e do tempo, trabalho cooperado inter-salas, atividades
culturais, alguns instrumentos organizativos, trabalho com as famílias, a
importância do trabalho de equipa e, claro, a importância do brincar, descobrir
e aprender em Creche.
11h - RELATOS DE PRÁTICAS - PRE-ESCOLAR -
LANÇAR
REDES NUM MAR REVOLTO: UMA PRÁTICA DE TRABALHO COM FAMÍLIAS - Manuela
Matos
Esta comunicação apresenta o percurso realizado com as famílias de um
grupo de crianças de um jardim-de-infância integrado num território TEIP,
documentando diferentes modalidades e estratégias de envolvimento das famílias
no contexto educativo. Utilizando o modelo pedagógico do MEM, foi objetivo da
equipa incentivar e apoiar práticas de autonomia e participação das famílias na
sala, igualando, dentro do possível, alguns dos princípios defendidos pelo
modelo.
Como o título indica lançar redes num mar revolto
não é uma viagem calma nem destituída de percalços e sustos de navegação. O
roteiro apresentado pretende ser um ponto de partida para uma reflexão sobre a
relação escola família e alguns dos desafios que se colocam aos profissionais
em contextos marcados pela complexidade e diversidade de práticas e modos de
ser criança e família.
11h - RELATOS DE PRÁTICAS - 1º CEB
VIVER
O NASCER DA ESCRITA - Margarida Santos
“Nem letras nem palavras” dizia Vigotsky há mais de meio século. Nesse
sentido, deixou algumas recomendações. Entre elas escreveu:
“… é necessário que as letras se
convertam em elementos da vida das criança tal como o é a linguagem. Do
mesmo modo que as crianças aprendem a falar, deveriam aprender a ler e a
escrever”.in Escola e alfabetização, uma perspetiva didática, Marta Braslavsky.
Neste
sentido a apresentação mostra a forma como no MEM se aborda a iniciação à escrita, de uma forma
global, implicando estratégias, atividades e recursos, em sala de aula.
Sem comentários:
Enviar um comentário