Participação do Núcleo Seixal/Almada no 37º Congresso do MEM
Dias 23, 25 e 25 de julho - Lisboa
Vivências
significativas, na creche, com arte e cultura
Ana Isabel Carrilho e Teresa Matos
O trabalho pedagógico que
será apresentado foi desenvolvido ao longo do ano letivo 2014/15 pela equipa da
Creche (5 salas) em articulação com as crianças e a equipa do Jardim de
Infância do Colégio do Vale, no âmbito da Educação Pela Arte. A comunicação
resulta de momentos de reflexão, partilha de ideias e saberes, de
experimentação e de uma contínua formação profissional em busca de uma
construção, cada vez mais sustentada, coerente e contextualizada no modelo do MEM,
em Creche.
Pretendemos partilhar e
refletir, com os presentes, algumas das situações mais significativas que vivenciámos,
tais como: organização do espaço e do tempo, trabalho cooperado inter-salas, atividades
culturais, alguns instrumentos organizativos, trabalho com as famílias, a
importância do trabalho de equipa e, claro, a importância do brincar, descobrir
e aprender em Creche.
Projeto "Uma horta para ser feliz"
Carla Vaz, Lina Paulino e Liliana Soares
Nesta comunicação,
referir-se-á um projeto conjunto entre as valências da Creche, do Pré- escolar
e do 1.º Ciclo designado "Uma horta para ser feliz".
Este relato de
práticas pretende ser uma partilha do trabalho desenvolvido ao longo de um ano
letivo entre uma sala de creche, uma sala de Pré-escolar e uma turma do 2.° ano
de escolaridade que pertencem à mesma instituição educativa. Essa parceria
decorreu da dinâmica estabelecida no projeto curricular de escola, que prioriza
a articulação entre valências, tendo sido abarcado principalmente o tema da
horta pedagógica.
Possibilitou, ainda,
a realização de diversos momentos de trabalho comparticipado pelas crianças, abrangendo
a Arte, a Literatura, a Ecologia e as Ciências/Matemática.
Sem comentários:
Enviar um comentário