NÚCLEO REGIONAL DO MEM
SEIXAL / ALMADA
Sábado Pedagógico e Curso de Análise Evolutiva do modelo Pedagógico do MEM I
sábado – dia 25 de fevereiro 2012 - das 10h às 13h
Agrupamento de Escolas de Vale Rosal Praceta Fernando
Namora 5, Vale Rosal-Charneca Caparica 2820-598 CHARNECA DA CAPARICA - 212 961 540 - http://www.ebi-valerosal.rcts.pt/
PLENÁRIO
– Pre Escolar; 1º CEB e 2º CEB
À procura de Bruner! Processo formativo com um grupo de EFA B2, no Estabelecimento Prisional de Sintra – Mario Mendes - Núcleo Regional: Lisboa
Na comunicação, descreverei o trabalho realizado com um grupo de formandos de um curso de Educação e Formação de Adultos EFA B2 (2.º CEB), na área de competência em Tecnologias de Informação e Comunicação, no quadro do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. Procuro identificar a influência de Jerome Bruner no trabalho formativo que realizei com o grupo, no Perfil de Utilização do Modelo Pedagógico do MEM e no Referencial de Competências-Chave de Educação e Formação de Adultos (Programa do curso). Irei partilhar as fragilidades e os aspectos mais bem conseguidos quanto ao processo formativo realizado no Estabelecimento Prisional de Sintra.
Pre Escolar - O modelo do MEM na creche. Questões e reflexões…(comunicação reformulada apresentada no congresso de Setúbal 2010) – Ana Carrilho, Anabela Norte e Teresa de Matos.
O facto de não haver um Modelo Pedagógico com base nos princípios do MEM para o Contexto Educativo da Creche, permite uma certa “confusão”, e até algumas situações menos claras.No entanto, persistimos. Foi uma tarefa difícil, mas já reflectimos e temos de continuar a aprofundar
algumas questões sabendo que é necessário: - Ter nas Salas de Creche quadros, instrumentos…onde se registam as Planificações, as Observações e as Avaliações…das crianças, do trabalho realizado, das equipas… - Reformular algumas práticas, e respetivos registos - Repensar os Projectos Pedagógicos das Salas de Creche e reflectir acerca de alguns Princípios do MEM nas Salas de 2/3 anos. - Repensar de que modo alguns dos princípios do MEM podem ter validade nas salas de transição Creche –Jardim de Infância, dado que as crianças são as mesmas, mas em Julho estão na Creche e passado 1 mês, ou seja, em Setembro, estão no Pré-escolar. - Evidenciar o trabalho realizado em Creche e, em simultâneo, chamar a atenção para as práticas dos educadores que se identificam com os princípios do MEM e realizam trabalho ora em Creche, ora em Jardim de Infância, pois acompanham os grupos, no seu percurso (especialmente nas IPSS e Particulares).
1ºCEB Visita guiada ao blog da turma - Piedade Fernandes -Núcleo Regional: Lisboa
Pretende-se ver com os presentes, o trabalho de construção de um blog de uma turma de primeiro ano. Nele se pode analisar o percurso realizado, ao longo do ano, para o ensino e aprendizagem de várias componentes curriculares, nomeadamente, a iniciação à escrita e à leitura, a aprendizagem da matemática e circuitos comunicativos como a apresentação de produções, a correspondência e outros intercâmbios. Poderá reflectir-se ainda sobre a função
deste dispositivo na relação com os encarregados de educação.
Informação atualizada
http://graoagraoseixalmem.blogspot.com/
Destinatários:
Educadores de Infância, Professores, Auxiliares de Educação, Alunos de Formação Inicial, Psicólogos,…Contamos com a vossa presença. Serão passados certificados de participação.
Os nossos contactos SEIXAL ALMADA: Ana Carrilho - 93 6953069; Anabela Norte – 91 9933599; Carla Vaz 963359020; Dulce Neves - 91 6963109; Gabriel Coelho 966535302; Isabel Flavia – 962779644; Joaquim Sarmento – 962638117; Margarida Santos - 93 6643824; Maria Manuela Matos – 916325951; Maria Teresa de Matos – 91 9756244; Rita Alves 918332671
A NOSSA SEDE
Movimento da Escola Moderna
Núcleo Regional Seixal/ Almada Centro de Recursos do Movimento
Associativo Av. 25 de Abril – Edifício Monte Sião - Torre da Marinha - 2840-433 – SEIXAL
Sem comentários:
Enviar um comentário