Sábado Pedagógico e Curso “Um Modelo
Inclusivo de Cooperação Educativa”
Interregional dos Núcleos Setúbal e Seixal/Almada
Dia 25 de janeiro de 2020| Das 10h às 13h
Local: Escola Superior de Educação de Setúbal
Plenário - 10h “Escrever para Aprender”
Nesta comunicação procurar-se-á
evidenciar como a escrita potencia a estruturação do pensamento e a construção
do conhecimento, perspetiva que tem vindo a ser aprofundada no MEM.
|
Refletir-se-á sobre a importância
da produção escrita pelos alunos e do trabalho continuado dos seus textos na
escola na promoção de aprendizagens acerca da própria escrita, bem como dos
conteúdos curriculares sobre os quais eles escrevem, sustentando a apresentação
com alguns contributos teóricos.
Inácia Santana - Regional de Lisboa
A escrita é uma parte integrante da vida e, por isso,
também o é na nossa sala de aula. Pretendo
mostrar como ao longo do ano letivo temos vindo a trabalhar no sentido
de construir percursos diferenciados de aprendizagem da escrita, através do
processo interativo.
Uma opção inevitavelmente inscrita numa estrutura de
trabalho cooperativo e numa matriz de interacção dialógica, em que a escrita e
a leitura surgem como uma necessidade para comunicarmos e aprendermos uns com
os outros.
Partilharei diferentes situações promotoras da
linguagem escrita, destacando o impacto da construção de uma biblioteca de sala
no enriquecimento de diferentespercursos de escrita e leitura.Isa Gomes - Regional de
Setúbal
|
Sem comentários:
Enviar um comentário