segunda-feira, 20 de janeiro de 2020


Sábado Pedagógico e Curso “Um Modelo Inclusivo de Cooperação Educativa”
Interregional dos Núcleos Setúbal e Seixal/Almada
Dia 25 de janeiro de 2020| Das 10h às 13h
Local: Escola Superior de Educação de Setúbal


Plenário - 10h “Escrever para Aprender”
Nesta comunicação procurar-se-á evidenciar como a escrita potencia a estruturação do pensamento e a construção do conhecimento, perspetiva que tem vindo a ser aprofundada no MEM.
   Refletir-se-á sobre a importância da produção escrita pelos alunos e do trabalho continuado dos seus textos na     escola na    promoção de aprendizagens acerca da própria escrita, bem como dos conteúdos curriculares sobre os quais eles escrevem, sustentando a apresentação com alguns contributos teóricos.
Inácia Santana - Regional de Lisboa

Pré- Escolar - 30m - “A Escrita na Educação Pré-Escolar”
Na educação pré-escolar a iniciação à escrita decorre da vontade da criança para comunicar.

Da nossa intencionalidade educativa advém o registo da sua fala. No modelo pedagógico do MEM, os registos de escrita são motivadores para o desenvolvimento de aprendizagens no domínio da linguagem oral e da abordagem à escrita.

Nesta comunicação pretendo partilhar as experiências de um trabalho desenvolvido com o grupo, recorrendo a estratégias de diferenciação pedagógica, e onde o ambiente educativo é o facilitador de processos para a aprendizagem da linguagem escrita comsentido. Isabel Reis - Regional de Faro


1º Ciclo - 11h 30m“Percursos de escrita no 1º ano de Escolaridade
A escrita é uma parte integrante da vida e, por isso, também o é na nossa sala de aula. Pretendo  mostrar como ao longo do ano letivo temos vindo a trabalhar no sentido de construir percursos diferenciados de aprendizagem da escrita, através do processo interativo.

Uma opção inevitavelmente inscrita numa estrutura de trabalho cooperativo e numa matriz de interacção dialógica, em que a escrita e a leitura surgem como uma necessidade para comunicarmos e aprendermos uns com os outros.

Partilharei diferentes situações promotoras da linguagem escrita, destacando o impacto da construção de uma biblioteca de sala no enriquecimento de diferentespercursos de escrita e leitura.Isa Gomes - Regional de Setúbal


Sem comentários: