NÚCLEO REGIONAL DO MEM SEIXAL / ALMADA
Um modelo inclusivo de cooperação educativa
3ª sessão - dia 23 de novembro de 2019 - das 10h às 13h
Escola Básica Presidente Maria Emília - Agrupamento de Escolas Daniel Sampaio Rua Francisco Taborda - Quinta de Sta Teresa
2820-238 CHARNECA CAPARICA
(perto do Aquafitness da Quinta do Texugo)
Um modelo inclusivo de cooperação educativa
3ª sessão - dia 23 de novembro de 2019 - das 10h às 13h
Escola Básica Presidente Maria Emília - Agrupamento de Escolas Daniel Sampaio Rua Francisco Taborda - Quinta de Sta Teresa
2820-238 CHARNECA CAPARICA
(perto do Aquafitness da Quinta do Texugo)
Destinatários: Educadores de Infância, Professores, Auxiliares de Educação, Estudantes de Formação Inicial, Psicólogos,…
Contamos com a vossa presença. Serão passados certificados de participação.
10h00 PLENÁRIO - A diferenciação pedagógica e o MEM - Luís Mestre - Lisboa
Neste
plenário irei apresentar os pressupostos da diferenciação pedagógica
concretizados em turmas organizadas com o modelo pedagógico do Movimento da
Escola Moderna. Na perspetiva de uma escola para todos, onde se contemplam as
diferenças e não se agravam as desigualdades, por um lado, e onde se combate o
ensino simultâneo tradicional, por outro, torna-se fundamental compreender como
se concretiza a participação autónoma e responsável das crianças na gestão
cooperada do currículo.
11h30m
RELATOS DE PRÁTICAS EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR - Comunicar
na Sala, com as Famílias e com a Comunidade Educativa, um desafio diário com a
participação de todos - Maria Teresa de Matos -
Seixal/Almada
Acredito que as diferentes formas de
comunicar e partilhar, que naturalmente acontecem no seio do grupo de crianças,
com as famílias e com outros elementos da Comunidade Educativa, são essenciais
“para a construção de uma comunidade de aprendizagem, onde todos ensinam e
todos aprendem”.
Na Sala C, os momentos de Comunicação
em Reuniões de Conselho, do “Mostrar, contar e escrever”, momentos de
Comunicações após Projetos e Atividades, entre outros, foram muito
participados. Como foram utilizados os instrumentos reguladores? Como
potenciaram a organização desses momentos?
Comunicar às Famílias as situações
mais significativas vividas no Grupo foi também uma das minhas prioridades.
Para tal, investi no Blogue de Sala, nas reuniões de pais coletivas e em
diálogos informais e regulares. Como envolvi as famílias? Como mantive a
comunicação? Como promovi a participação?
Pretendo
partilhar estas e outras vivências, documentadas através de fotos e vídeos e
mediados pelos meus testemunhos.
11h30m RELATOS DE PRÁTICAS 1º CICLO - O
sucesso educativo no modelo pedagógico do MEM - Luís Mestre - Lisboa
Com a
tónica no sucesso educativo de todos os alunos, no modelo pedagógico do MEM, a
cooperação, a participação democrática e a comunicação são os princípios
fundamentais que sustentam tal desígnio. A gestão cooperada das aprendizagens e
da socialização ilustra a forma como promovemos as aprendizagens de qualidade
de todas as crianças. Nesse sentido, nesta comunicação, ressaltarei os aspetos
fundamentais, sobretudo, do Trabalho autónomo e o acompanhamento individual e
do Trabalho curricular comparticipado pela turma.
Sem comentários:
Enviar um comentário