NÚCLEO
REGIONAL DO MEM SEIXAL / ALMADA
6ª sessão
Sábado Pedagógico e Curso de Análise Evolutiva do MEM
18 de março de 2017 - das 10h às 13h (3 horas)
Colégio UmDóLiTá
10h - PLENÁRIO – Modalidades
de divulgação das práticas pedagógicas no jardim-de infância – Angela Lemos
Será apresentada a investigação realizada no âmbito
da investigação de doutoramento, sobre as modalidades de divulgação em contextos
de educação pré-escolar. Toda a problemática da investigação foi construída com
base na educação das crianças pequenas, na divulgação das práticas pedagógicas
e na construção dos saberes ao longo da vida. Iremos refletir acerca das
possibilidades criadas pelas modalidades de divulgação no quotidiano das
vivências do jardim-de-infância pelas crianças e pelos adultos – educadores de
infância, famílias, equipas, outros profissionais e comunidade. Serão
evidenciados os fatores cruciais ao desenvolvimento dos processos de
divulgação: (i) a participação e envolvimento das crianças; (ii) a promoção de
relações colaborativas com as famílias na compreensão do quotidiano; (iii) o
desenvolvimento de um trabalho colaborativo com todos os parceiros; (iv) as
modalidades de comunicação como meio de promoção de processos de divulgação
genuínos e autênticos; (v) os processos de divulgação como forma de partilhar o
que se aprende e como se aprende no jardim-de-infância.
11h 30m – Relato de Práticas Pré-Escolar - Cuidar de si e dos outros: uma prática
pedagógica no contexto do MEM – Manuela Matos
O cuidar e educar têm sido ao longo do tempo duas
componentes da intervenção pedagógica dos educadores, sendo atualmente
reconhecidas como indissociáveis para a construção do currículo em educação de
infância. Recentemente as “novas” OCEPE (2017) acentuam a qualidade do clima
relacional em que cuidar e educar estão intimamente interligados, destacando a
sua importância para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
Tendo por base o trabalho desenvolvido numa sala de
educação pré-escolar, do Agrupamento de Escolas da Trafaria, esta comunicação
pretende refletir em torno do conceito do cuidar e ser cuidado, entendendo-o
como uma forma ativa e pensante de estar ocupado no mundo da vida
(Borges-Duarte, 2010), destacando a participação das crianças, famílias e
comunidade no quotidiano do currículo em jardim de infância.
Pretende-se que esta comunicação seja um desafio
para a partilha e discussão de práticas pedagógicas contextualizadas e
significativas e para a construção de uma cultura ética, de preocupação e
atenção ao outro, no contexto do modelo do MEM.
11h 30m – Relato de Práticas 1º CEB - O
trabalho de projeto em três contextos diferentes - Ana Paula Penetra, Eunice Ribeiro, Mónica
Pé-curto de Oliveira
Nesta comunicação propomo-nos a partilhar e a
refletir o trabalho de projeto em três contextos diferentes: num espaço de
apoio ao Ensino Doméstico do 1º ciclo, numa sala de aula do 1º ciclo com os
quatro anos de escolaridade e num Espaço de Criação e Aprendizagem com 1º e 2º
ciclos.
Iremos partilhar alguns projetos de investigação e
intervenção, focando os interesses das crianças, a colaboração da comunidade
educativa e interligando com as competências adquiridas.
Sem comentários:
Enviar um comentário