6ª Sessão - Sábado pedagógico de 30 de abril, Agrupamento de Vale de
Milhaços, a EB Quinta do Campo , na rua Cidade de Évora em Corroios.
Como referência está perto da junta de freguesia
de Corroios e perto da praça. Tem bons acessos a 10m da estação da Fertagus e
do metro de superfície.
PLENARIO
A Matemática no pré-escolar e no 1º CEBCarla Vaz (educadora de infância), Cláudia Cordeiro (prof. 1.º CEB) e Lina Paulino (prof. 1.º CEB)
Neste primeiro momento pretendemos partilhar as nossas inquietações e preocupações em relação à Educação Matemática na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo. Que articulação os docentes destes dois níveis deverão/poderão fazer? Que tipo de propostas promover nas nossas salas? Qual o cenário educativo? De que forma o modelo pedagógico do MEM poderá potenciar uma aprendizagem matemática mais rica, significativa e com uma verdadeira compreensão, nunca esquecendo a diferenciação pedagógica?
RELATOS DE PÁTICAS PRÉ-ESCOLAR
O mapa de atividades como instrumento promotor de
aprendizagens - Paula
Cunha (educadora de infância)Nesta comunicação, pretendo partilhar todas as potencialidades da utilização do mapa de atividades e algumas estratégias para a sua implementação na rotina de uma sala de pré-escolar.
O que é o mapa? Como funciona? Quais as vantagens para a criança e para o educador? Qual a relação entre o mapa de atividades e a diferenciação pedagógica? Qual a relação entre os diferentes instrumentos – mapa de atividades, plano do dia e diário? Como é que se conjugam?
Irei tentar responder a todas estas questões através da descrição de momentos da minha prática pedagógica, de tudo o que foi vivenciado ao longo do ano, por e com um grupo de crianças de 3, 4 e 5 anos.
RELATOS DE PÁTICAS 1º CICLO
Às voltas com a matemática num ano de transição: um olhar cooperado sobre
números e a medida. Helena
Moreira, Helena Gil e Susana Brito do Núcleo Regional de LisboaNum ano de transição, onde as Metas Curriculares de Matemática assumiram protagonismo e as mudanças nas orientações curriculares levantavam algumas preocupações, deparámo-nos com a necessidade de refletir sobre o currículo de forma cooperada, na perspetiva de priorizar conteúdos, definir estratégias e construir materiais pedagógicos.
Nesta comunicação queremos partilhar momentos de trabalho com os alunos, presas num colete-de- forças intitulado "Metas Curriculares" andámos às voltas com a Matemática, no sentido de desenvolver uma aprendizagem com compreensão, não apelando apenas à memorização. Os episódios que apresentamos são relativos aos conteúdos dos Números e da Medida e traduzem algumas situações que envolvem maior discussão e reflexão entre nós.
Sem comentários:
Enviar um comentário