Sábado
de Animação Pedagógica do MEM
4ª sessão - dia 27 de fevereiro de 2016 - das 10h às 13h
Colégio
Cantinho dos Amigos – Arrentela – Seixal
Avenida José
Afonso 59, 2840-736 Arrentela - Seixal http://www.ocantinhodosamigos.com
Plenário
Falar e escrever para aprender o currículo no 1º ano - Inácia Santana - Lisboa
Sabemos hoje, sustentados nas perspetivas
socioculturais, que é através da fala e da escrita, em diversas situações de
interação, que as crianças, desde muito cedo, podem protagonizar o seu processo
de aprendizagem e desse modo se apropriam do currículo escolar. O modelo do MEM constitui uma matriz de
organização cooperada que integra, nos cinco módulos da sua sintaxe, a
utilização funcional da fala e da escrita no quotidiano escolar. Apresentar-se-á
um percurso de trabalho vivido com crianças do 1º ano, onde o modelo do MEM,
nas várias dimensões, potencia o uso da fala e da escrita para aprender a ler e
a escrever e, com estas ferramentas, a apropriação dos saberes das diversas
áreas curriculares. Mostrar-se-ão exemplos dos vários momentos de trabalho que
integram a agenda semanal e alguns instrumentos de pilotagem que foram
regulando o percurso.
Relatos de Práticas - Educação Pré-escolar - Textos e mais textos - Noémia Peres - Porto
Este foi um ano de muita escrita. Diariamente, durante o tempo do
acolhimento (e algumas vezes fora dele), as crianças relatavam acontecimentos
ou mostravam objetos. O mote era: “é para escrever texto”. E eu escrevia! Fomos
construindo saberes, em interação dialógica, relativamente à organização do
discurso oral e ao funcionamento da escrita. “Tu aprendes com as coisas que os
meninos trazem (contam) ”, disseram o Dinis e o Gonçalo. À sexta-feira
acontecia o trabalho de texto que, diziam as crianças, “é fazermos coisas no
texto, tipo trocar as palavras e às vezes tiramos palavras”. Partimos à
descoberta da escrita. Aprendemos muito e é possível avaliar o percurso de
aquisição de competências linguísticas, orais e escritas, assim como o processo
de construção de conhecimentos através do registo das suas falas, das perguntas
e dos comentários feitos pelas crianças. F oi o primeiro ano em que trabalhei
os textos das crianças com esta regularidade. E gostei! Gostámos. (Comunicação realizado no Congresso no Instituto
Piaget - Almada – 2012)
Relatos de Práticas - 1º Ciclo - Falar e escrever para aprender o currículo no 1º ano - Inácia Santana - Lisboa
Continuação da reflexão iniciada no Plenário e partilha de práticas só com o grupo de Professores do 1º CEB -
Sem comentários:
Enviar um comentário