SABADO PEDAGÓGICO INTERREGIONAL - SETUBAL e SEIXAL/ALMADA
23 de janeiro 2016 - das 10h às 13h
ESE de Setúbal
Plenário - Considerações teóricas sobre “Aprendizagens por projetos” dinamizado por educadora Adelaide Vala e a professora Esmeralda Raminhos
Relato de práticas - Pré-escolar - TRABALHO
EM PROJETOS
Esta comunicação aborda o
desenvolvimento de projetos cooperativos numa sala de educação pré-escolar.
Como começaram, como se desenvolvem, o papel do educador no apoio ao
desenvolvimento do trabalho curricular e o apoio e moderação que se desenvolve
ao longo de todo o processo de aprendizagem.Com esta comunicação, gostaria de refletir
não só a importância do desenvolvimento de projetos cooperativos no processo de
aprendizagem, mas também o processo de desenvolvimento de um projeto segundo o
modelo pedagógico do MEM. Adelaide
Vala
Relato
de práticas -1.ºCiclo - QUE PROJETOS DESENVOVER NA SALA
DE AULA?
Pretendo com esta
comunicação partilhar e refletir sobre o percurso de aprendizagem por projetos
(de diferentes tipologias) com a minha turma.Abordo os seguintes assuntos:
Como foram criados os projetos e os respetivos grupos;
O papel da professora e outros elementos da comunidade educativa, nos vários momentos de desenvolvimento dos projetos
Evidencio também as diversas técnicas de comunicação que os alunos utilizaram e as atitudes democráticas que estes assumiram, desencadeadas pela dinâmica dos projetos.
Por fim levanto um conjunto de questões para o debate.Esmeralda Raminhos
Sem comentários:
Enviar um comentário