5ª sessão - dia 21 de fevereiro de 2015 - das 10h às 13h
COLÉGIO
DO VALE
Avenida
de Vale Bem n.º 24 Marisol 2820 Almada
“A Educação em Ciência na Formação Básica dos Jovens: por quê e
como” Manuela
Jorge - Vila Real
Releva-se
desde logo a importância do ensino-aprendizagem das ciências no desenvolvimento
pessoal e social dos jovens, do Jardim de Infância ao final da escolaridade
obrigatória.
Seguidamente
será feita uma breve referência à evolução ocorrida nas metodologias de ensino
das ciências e das aprendizagens que promovem. De modo a melhor se compreender
o surgimento e linhas de força da Perspectiva de Ensino por Pesquisa(EPP), considerada por muitos autores como a que
melhor serve as Finalidades hoje atribuídas à Educação em Ciência. E, também,
como avançar no desafio de a pôr em prática.
“Ciências Experimentais:
Descobrir para Aprender
Manuela Guedes - Lisboa
Esta comunicação pretende ser um relato de como organizo e
desenvolvo com o meu grupo de crianças as atividades experimentais na sala.
Irá ser abordado o espaço, os materiais, o tempo, como
acontecem as propostas e sua exequibilidade, etc.
“O Ensino Experimental das Ciências: de
experiências avulsas à Educação em Ciência”
Manuela Jorge - Vila Real
Retoma-se a
Perspectiva de Ensino por Pesquisa que, na medida do possível, se procurou
explicitar e fundamentar.
Focam-se
agora as Actividades de Desenvolvimento e a Interacção que elas implicam. O que
se designa por Trabalho Experimental é uma pedra basilar do ensino-aprendizagem
das ciências. Aborda-se, então, o ensino experimental das ciências e diferentes
tipos de experiências, conforme o seu fundamento epistemológico, o envolvimento
dos alunos e o seu potencial educacional.
O debate será feito em torno
da comunicação apresentada pela Olga Alves (1º CEB) no 36º Congresso do MEM em
2014, exemplificando um caso de Ensino Experimental das Ciências vivenciado na
sua sala de aula.
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