COLÉGIO
DO VALE
Avenida
de Vale Bem n.º 24 Marisol 2820 Almada
“ OS GRUPOS COOPERATIVOS E O
MODELO DO MEM, APRENDEMOS MAIS E MELHOR JUNTOS ”
Ana Abrantes – Núcleo Lisboa
Os
grupos cooperativos têm sempre assumido um papel central na formação do
Movimento da Escola Moderna.
Estes
grupos de autoformação cooperada têm sido o motor de alteração das práticas
dos educadores/professores do MEM e consequentemente, do seu desenvolvimento profissional.
Num momento de tanto descrédito na profissão
de professor urge encarar estes grupos como o modo de encontrar o espaço para
continuar a evoluir, a crescer, como pessoa, como profissional . . . Tal
como defendemos com os nossos alunos, acreditamos que crescemos e
aprendemos mais e melhor . . . juntos!
“O TEMPO
DE CONSTRUÇÃO COMPARTICIPADA DE CONCEITOS - PONTO DE PARTIDA E DE CHEGADA”
Paula
Cunha – Núcleo Lisboa
Na matriz de
organização do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna, no Jardim de Infância,
existem vários momentos ao longo do dia, todos eles importantes e todos eles
imprescindíveis.
Com esta
comunicação sobre o tempo comparticipado para a construção de conceitos
pretendo partilhar a minha prática pedagógica, mostrando que estes momentos se
ligam, se relacionam e se alimentam uns aos outros.
Pretendo relatar
como partimos de um projeto de investigação, de uma comunicação e de um tempo de
animação cultural para trabalhar a construção comparticipada de conceitos.
Mostrarei como um projeto de estudo sobre abelhas
deu origem a um trabalho de matemática, como uma lista de palavras deu origem a
uma história, como uma comunicação de um texto levou a um trabalho sobre os
números, ou ainda como uma saída ao exterior levou a uma reflexão sobre arte.
“O ISOMORFISMO NO TRABALHO DE UM
GRUPO COOPERATIVO”
Ana Abrantes, Clara Felgueiras, Clélia Ferreira, Diana
Resende e Joana Sousa - Núcleo Lisboa
Acreditamos que para vivenciar o valor da
cooperação é essencial fazer parte de um grupo cooperativo.
Assim formámos, já há dois anos, um grupo que tem
desenvolvido o seu trabalho em torno do aprofundamento do modelo pedagógico do
MEM, de um modo partilhado.
Após um balanço do trabalho do grupo num primeiro
ano, que partiu de uma comunicação no 35.º Congresso do MEM,
redefinimos o caminho como grupo cooperativo,
tendo em vista o isomorfismo pedagógico.
Pretendemos então dar a conhecer o modo como nos
organizámos, os registos utilizados e as dinâmicas estabelecidas.
Salientaremos, os momentos de Trabalho em Projeto e de Conselho de Cooperação;
o de uso de instrumentos, tais como, o Plano Individual de Trabalho, o Plano de
Projeto e o Diário de Grupo.
1 comentário:
Boa tarde, gostaria de saber se, enquanto estudante do mestrado em educação pré-escolar, posso assistir aos sábados pedagógicos, dinamizados no Colégio do Vale?
Enviar um comentário