Pré-escolar
“A Matemática no Jardim de Infância”
Esta comunicação resulta do trabalho realizado ao longo do ano por um grupo de educadoras de diferentes contextos educativos, que se debruçaram sobre a aprendizagem/ensino da matemática no Jardim de Infância. Nesta perspectiva foram, ao longo do ano, partilhando experiências e reflectindo acerca do que pensavam sobre a matemática: onde, quando, como a trabalharam e como organizaram o tempo e o espaço respeitante a esta área curricular. Esta reflexão levou à necessidade de aprofundar teoricamente alguns aspectos formais da matemática como a classificação, o sentido de número, as relações numéricas, entre outros.
Grupo Cooperativo de Lisboa
“A Matemática no Jardim de Infância”
Esta comunicação resulta do trabalho realizado ao longo do ano por um grupo de educadoras de diferentes contextos educativos, que se debruçaram sobre a aprendizagem/ensino da matemática no Jardim de Infância. Nesta perspectiva foram, ao longo do ano, partilhando experiências e reflectindo acerca do que pensavam sobre a matemática: onde, quando, como a trabalharam e como organizaram o tempo e o espaço respeitante a esta área curricular. Esta reflexão levou à necessidade de aprofundar teoricamente alguns aspectos formais da matemática como a classificação, o sentido de número, as relações numéricas, entre outros.
Grupo Cooperativo de Lisboa
1.º Ciclo
“Dos problemas inventados à formulação de problemas”
Esta comunicação é o resultado do trabalho realizado com um grupo de 3.º ano de escolaridade. Em sessões colectivas e interactivas procurámos levar os alunos a fazer matemática, questionando, levantando hipóteses, relacionando e comunicando ideias, partindo de problemas inventados por eles no Tempo de Estudo Autónomo.
Piedade Fernandes e Joana Duarte
“Dos problemas inventados à formulação de problemas”
Esta comunicação é o resultado do trabalho realizado com um grupo de 3.º ano de escolaridade. Em sessões colectivas e interactivas procurámos levar os alunos a fazer matemática, questionando, levantando hipóteses, relacionando e comunicando ideias, partindo de problemas inventados por eles no Tempo de Estudo Autónomo.
Piedade Fernandes e Joana Duarte
Disciplinas
“O Modelo Pedagógico do MEM no ensino por Disciplinas”
Joaquim Sarmento
“O Modelo Pedagógico do MEM no ensino por Disciplinas”
Joaquim Sarmento
Estiveram presentes 60 participantes entre Educadores, Professores, Auxiliares e Educação, Estudantes....
Sem comentários:
Enviar um comentário