domingo, 2 de abril de 2017

Resumos do Sábado dia 1 de abril 


10h - PLENÁRIO – O Conselho de Cooperação Educativa na Educação Pré-Escolar e no 1º CEB - Cláudia Cordeiro e Manuela Guedes
Neste primeiro momento do sábado pedagógico, é nossa intenção refletir em conjunto sobre o Conselho de Educação Educativa, as suas dimensões e o respetivo quadro teórico bem como sobre as nossas intenções educativas quando propomos a sua realização.
11h 30m – Relato de Práticas Pré-Escolar - O Conselho de Cooperação Educativa na Educação Pré-Escolar - Teresa Sousa
As reuniões de conselho são atividades essenciais para regular a vida do  grupo, baseadas na interação. Têm como finalidade planear e avaliar cooperativamente e aprender a viver em comunidade. Com esta comunicação tentarei mostrar como as crianças participam nas decisões curriculares através do planeamento e avaliação do trabalho, fazendo com que o planeamento resulte dos seus interesses e das necessidades sentidas durante a avaliação.
Gostaria de clarificar como a estrutura das reuniões apoiadas pelo “diário” proporcionam um ciclo contínuo de avaliar para planear para voltar a avaliar. Pretendo contar como as reuniões de conselho nos ajudam a viver  numa comunidade centrada no seu desenvolvimento pessoal e social e como  são elaboradas as normas de funcionamento do grupo que se pretende inclusivo, facilitador e em que a responsabilidade pela aprendizagem é partilhada por todos.
No momento em que a indisciplina na sala de aula está na ordem do dia gostaria ainda de dar ênfase à capacidade que as crianças têm para discutir comportamentos (e não o valor da pessoa) e para compreender o papel fundamental do grupo na resolução dos problemas,  promovendo a resiliência de cada criança para enfrentar situações difíceis contando sempre com o apoio do grupo para ultrapassar dificuldades.“                                                                                                                                                               

11h 30m – Relato de Práticas 1º CEB -  A participação democrática faz-se em Conselho de Cooperação Educativa - Pedro Branco
Estamos habituados a uma escola onde quem manda é o professor; uma escola que gira em torno dos currículos e das suas crenças profissionais e pessoais; uma escola onde os alunos são agentes passivos e quase exclusivamente “consumidores pedagógicos”, obrigados às duras e exteriores tarefas de aprendizagem. Na nossa escola, no MEM, acreditamos e lutamos por uma escola diferente, onde a democracia é a sua respiração e ação e onde os alunos, com os seus professores, na sua voz, responsabilidade, autonomia e capacidade, são eles próprios, em cooperação, agentes das suas próprias vidas, emocional, social, curricular. Esta postura e partilha de poder, obriga o professor, logicamente, a uma outra visão do que é a escola e do que é o seu papel dentro dela. Mostrarei, portanto, exemplos vivos destes momentos ricos de crescimento sociomoral de todos nós.

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