quarta-feira, 4 de novembro de 2015


NÚCLEO REGIONAL DO MEM SEIXAL / ALMADA
Sábado de Animação Pedagógica do MEM
2ª sessão - dia 21 de novembro de 2015- das 10h às 13h
COLÉGIO DO VALE
Avenida de Vale Bem n.º 24 Marisol 2820 Almada
 Destinatários: Educadores de Infância, Professores, Auxiliares de Educação, Estudantes de Formação Inicial, Psicólogos,…
Contamos com a vossa presença. Serão passados certificados de participação.

PLENÁRIO
Da escrita e da palavra...Pedro Branco – Lisboa
A escrita assaltou a nossa vida e todos nós já nascemos na sua era. Habituámo-nos a lidar com ela como se fosse uma (natural) respiração. Mesmo nos tempos atuais, em que teimamos em deixar que as máquinas nos vão substituindo, em que as tarefas se tornam cada vez mais simples e a exigir cada vez menos esforço, em que a escrita se vai tornando menos essencial... Gostava de falar convosco sobre a escrita e a palavra. A escrita e a palavra dos escritores e poetas. A escrita e a palavra de cada um de nós. A escrita e a palavra da Escola; a dos meninos e a dos educadores/professores. Gostava de acreditar que, ao contrário do que diz o poeta, as palavras nunca se gastam e podemos sempre voar.
 
 
RELATO DE PRÁTICAS - Pré- Escolar
Democracia, Participação, Cooperação! Como é que os valores do MEM se vivem no Jardim de Infância? -Marta Botelho e Marta Reis - Lisboa
 Todos sabemos que o modelo pedagógico do Movimento de Escola Moderna assenta em princípios democráticos, de justiça e solidariedade. Já todos ouvimos falar em cooperação, participação e reciprocidade… mas na prática como é que afinal se operacionalizam estes valores?
Como é que as crianças pequenas tomam decisões, participam, crescem em parceria e têm voz no dia a dia do Jardim de Infância?
Para além dos vários momentos formais, em momentos de sala de atividades, de recreio e até no tão aguardado momento de praia, as crianças vivenciam e espelham estes valores. Vivemos em sociedade e por isso é tão importante que a escola forneça às crianças todos os alicerces para que possam ser cidadãos ativos e cooperativos.

 
RELATO DE PRÁTICAS - 1º CEB
A “Turma Mista” e a sua organização no Modelo Pedagógico do MEM Pedro Branco – Lisboa  
A organização do trabalho numa Turma com os vários anos de escolaridade pode potenciar o nosso Modelo Pedagógico, assente na cooperação, na partilha e na comunicação. Desde 2006 que procuro, com estas turmas, ir encontrando as melhores dinâmicas, adaptadas a cada um dos grupos diferentes que se formam anualmente. São aprendizagens essenciais para quem, como eu, encara a nossa profissão como um permanente movimento de desenvolvimento, com os alunos com quem temos a honra de estar e trabalhar. É, mais uma vez, a experiência da Turma Mista e a sua organização que irei comunicar-vos, uma turma que “começa todos os anos”, que nos obriga a recomeçar e a repensar a nossa forma de estar e de trabalhar profissionalmente.

Sem comentários: