segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Sábado Pedagógico e Curso de Análise Evolutiva do modelo Pedagógico do MEM I


NÚCLEO REGIONAL DO MEM SEIXAL / ALMADA - LOCAL: COLÉGIO do VALE
sábado – dia 24 de setembro - das 10h às 13h
O Colégio do Vale situa-se na Avenida Vale Bem, Marisol, Charneca da Caparica 
www.colegiodovale.pt

Plenário

"O MEM no núcleo Seixal/Almada: formação, organização e perspetivas de trabalho para 2011/212" – Comissão Coordenadora Núcleo Seixal/Almada

O MEM tem como principal finalidade a formação permanente dos seus associados, em sistema de autoformação cooperada, bem como a animação pedagógica e a formação destinada a muitos outros professores e escolas, a partir de Núcleos Regionais e do seu Centro de Formação concebido como uma rede formadora.

1 - Sábados de Animação Pedagógica do MEM acreditados pelo CCPFC - CURSO DE ANÁLISE EVOLUTIVA DO MODELO PEDAGÓGICO DO MOVIMENTO DA ESCOLA MODERNA – I (Para Pre Escolar, 1º CEB e Professores Disciplinas Ciências)

2 – Sábados de animação pedagógica sem créditos (para todos os não docentes ou docentes que não pretendam créditos.

Debate reflexivo / relato de práticas

"Partilha e reflexões sobre o processo de escolarização das crianças de etnia cigana" - ICE - Instituto das Comunidades Educativas. Mirna Montenegro

“Desafiaram-me para falar sobre a “inclusão” das crianças ciganas nas nossas escolas e jardins-de-infância… Fiquei um bocadinho à toa! E lembrei-me dos textos oficiais (do Ministério da Educação) sobre «inclusão», nos quais se faz alusão apenas às crianças com necessidades educativas especiais, ou seja, as ditas crianças NEE. É um termo que muito raramente utilizo devido a essa associação de ideias. Para mim, as crianças ciganas não são crianças NEE. Pode haver crianças ciganas que sejam portadoras de algum tipo de “deficit” como qualquer outra criança, para a qual seja necessário uma intervenção especializada em educação especial. Mas pensar em «inclusão» no caso das crianças ciganas como se fossem pessoas portadoras de algum tipo de deficit é, na minha perspetiva, um mau começo para se iniciar uma relação pedagógica. Dito isto, o objetivo desta nossa conversa será a de partilhar convosco algumas estratégias de aproximação às crianças e famílias ciganas, de modo a que as fronteiras existentes deixem de ser barreiras intransponíveis, mas sim um local de passagem de um mundo para o outro, dando lugar a aprendizagens significativas e mútuas”

Informação atualizada http://graoagraoseixalmem.blogspot.com/

Destinatários: Educadores de Infância, Professores, Auxiliares de Educação, Alunos de Formação Inicial, Psicólogos,…Contamos com a vossa presença. Serão passados certificados de participação.

Os nossos contactos SEIXAL ALMADA: Ana Carrilho - 93 6953069; Anabela Norte – 91 9933599; Carla Vaz 963359020Dulce Neves - 91 6963109; Gabriel Coelho 966535302; Isabel Flavia – 962779644; Joaquim Sarmento – 962638117; Judite Policarpo – 93484292; Lina Paulino – 96 68519079; Maria Manuela Matos – 916325951; Maria Teresa de Matos – 91 9756244; Rita Alves 918332671

Sem comentários: